Um círculo virtuoso

Estou entusiasmado e encorajado por ver iniciativas de saúde mental sendo adotadas em todo o mundo do Rotary. Mais de 1.000 de vocês responderam até agora a uma pesquisa em andamento do Grupo Rotary em Ação por Iniciativas de Saúde Mental, oferecendo seus comentários sobre o que o Rotary pode fazer para melhorar o bem-estar pessoal dos associados.

As principais sugestões são esclarecedoras. Os associados do Rotary estão pedindo mais companheirismo, camaradagem, conversas, coesão e conexão. Eles também querem mais reconhecimento, validação e integração. Estão buscando mais oportunidades de servir e querem mais atividades voltadas ao bem-estar, incluindo palestrantes de saúde mental, esforços de conscientização e educação.

Nossos associados não apenas apreciam o maior enfoque na saúde mental, mas também acreditam que aproveitar ainda mais a experiência no Rotary melhorará suas vidas. Acho interessante o fato de que os associados não estão pedindo nada de extraordinariamente novo para o clube – em vez disso, eles querem mais daquilo que fazemos de melhor. Por exemplo, a conexão pode ser aprimorada durante as reuniões simplesmente designando assentos diferentes às pessoas uma vez por mês para incentivá-las a falar com alguém novo.

Aqui estão algumas maneiras excelentes de ajudar a alcançar esses resultados e tornar o Rotary mais atraente para aqueles que estão pensando em se associar. Em primeiro lugar, precisamos reconhecer a importância de aumentar o sentimento de pertencimento aos nossos clubes e incentivar os associados do Rotary a aproveitar ao máximo todas as oportunidades para criar conexões novas e mais fortes. Especialistas em saúde pública em todo o mundo estão preocupados com o aumento dos níveis de solidão – o cirurgião-geral dos Estados Unidos [cargo correspondente à chefia do serviço público de saúde do país] até declarou que se trata de uma epidemia. E os especialistas em saúde mental concordam que encontrar grupos e clubes com hobbies e interesses em comum é uma maneira forte de criar uma conexão maior. O Rotary se trata disso. Precisamos garantir que todos os nossos associados estejam totalmente engajados e que nossas comunidades estejam mais cientes dessa força inerente.

Em segundo lugar, se o seu clube encontrou novas maneiras de criar conexões, compartilhe suas histórias conosco pelo e-mail mindhealth@rotary.org para que possamos divulgá-las mais amplamente no mundo do Rotary. Suas boas ideias podem inspirar outras pessoas. Publique suas histórias de projetos humanitários no Rotary Showcase.

E, por fim, recomendo que compartilhem com seus clubes os resultados de pesquisas como essa e apresentem suas próprias ideias para melhorar a experiência no clube e atender às expectativas dos seus companheiros. A jornada que começamos envolve mais do que saúde mental. Trata-se de aproveitar toda a força de nossa maravilhosa organização e ajudar todos os associados a se sentirem parte de uma comunidade que se preocupa profundamente com seu bem-estar pessoal.

Tudo o que vocês fazem para fortalecer as conexões no Rotary, uns com os outros e com as pessoas a quem servimos, também ajuda a melhorar a saúde mental. E tudo o que fazemos para melhorar a saúde mental ajuda a fortalecer essas conexões. Vamos continuar esse círculo virtuoso.