No dia 24 de outubro celebramos o Dia Mundial de Combate à Pólio, e assim outubro é um mês especial, voltado a esta causa.
Há décadas o Rotary International tem se esmerado arrecadando fundos, incentivando e colaborando na vacinação, em especial onde ainda se adotam vacinas orais, em gotinhas, o que não é mais o caso no Brasil, onde atualmente se utilizam somente vacinas injetáveis.
Cada clube rotário, em suas diferentes gestões, atua à sua maneira, mas o importante é sempre captar recursos para custear vacinas, pesquisa e logística, junto a seus parceiros internacionais, bem como continuar divulgando a necessidade de se manter um adequado índice vacinal, pois o fato de um país ter sido declarado livre da pólio não significa estar fora de risco, enquanto o vírus selvagem continua vivo e ativo no Afeganistão e no Paquistão.
Façamos a nossa parte, por nossa causa maior, que nos identifica pelo mundo afora, programando ações e eventos, ao longo de cada ano rotário, fiéis ao compromisso assumido quando ingressamos em Rotary, participando das campanhas e mostrando que unidos podemos alcançar metas como acabar com a pólio no mundo.
Claudete Sulzbacher, Coordenadora da Subcomissão Pólio Plus do Distrito 4680 de Rotary International