Há quatro décadas o Rotary International se comprometeu em erradicar uma doença no mundo, que seria a poliomielite ou paralisia infantil, que naqueles tempos afligia o mundo, com mais e mais vítimas. A sistemática de vacinação tem mostrado resultado muito positivo, tanto que atualmente o vírus selvagem tem se manifestado principalmente no Paquistão e no Afeganistão, alguns anos perto de zero casos, alguns anos um tanto mais, como em 2024, em que notícias nos vêm de novos casos, de semana a semana. O caminho para a realização de nossa meta global é continuar promovendo a importância da vacinação, bem como captando recursos para o fundo pólio plus, que são aplicados onde mais necessário.
Companheiros e companheiras, façamos a nossa parte, neste mês de outubro, e ao longo de todo o ano, até atingirmos o status zero casos. Em outubro comemoramos uma data especial, no dia 24, o Dia Mundial de Combate à Pólio. Não fiquemos em silêncio nesta data especial. Façamos nos ouvir na mídia impressa e falada, para atingirmos a toda a comunidade, para cada pai ou responsável estar ciente da necessidade de todas as crianças serem vacinadas, conforme prevê a sua caderneta de vacinação, e doravante a vacina contra pólio não será mais em gotinha, mas injetável, para maior eficácia. Que as crianças não tenham medo, e aprendam a entender de que é para sua proteção contra uma doença muito grave, que não desejamos a ninguém.
Fica o apelo para que cada rotariano, que cada clube tome uma iniciativa, divulgue a campanha e sua importância, e arrecade fundos sempre, em todos os anos rotários, para que o fim da pólio aconteça com mais brevidade, e num futuro próximo nos possamos dedicar a outra causa urgente, que esteja afligindo a população global. Nosso desejo é que nenhum clube conste com zero em nosso mapa de contribuições, mostrando estar consciente desta missão que é de todos.
E, tendo em vista a enchente deste ano, não houve dia de multivacinação no RS, de modo que a vacinação deve ocorrer normalmente, conforme previsto na carteira de vacinação. Alertemos os pais e responsáveis.
Claudete Sulzbacher
Coordinator of Rotary World’s Greatest Meal to Help to End Polio in Brazil
Polio Chair District 4680
Rotary Foundation at Rotary Club Santa Cruz do Sul
Translator Portuguese – English – Spanish