Este mês, o Rotary dá um passo importante para apoiar a construção da paz na região do Oriente Médio e Norte da África.
Em novembro, o Rotary e o distrito 2420 realizarão uma cerimônia para formalizar nosso novo Centro Rotary pela Paz em parceria com a Bahçeşehir University (BAU), em Istambul, Turquia.
A cerimônia é a primeira de uma série de eventos em torno da abertura do novo centro e do trabalho pró-paz do Rotary. A Convenção do Rotary International de 2024, em maio, marcará os 25 anos do anúncio dos primeiros Centros Rotary pela Paz — por coincidência, ocorrido também em Singapura, na Convenção de 1999. O processo de seleção do primeiro grupo de bolsistas Rotary pela Paz da BAU começa em 2024, e os candidatos selecionados iniciarão os estudos no princípio de 2025.
Desde a instauração, o programa dos Centros Rotary pela Paz formou mais de 1.700 bolsistas que trabalham em mais de 140 países para criar um mundo mais pacífico. É claro que isso merece ser comemorado, mas os bolsistas Rotary pela Paz são mais do que um dado estatístico. Suas ações ajudaram a criar esperança no mundo e continuarão a fazê-lo.
Por exemplo, Jennifer Montgomery e Gorett Komurembe — bolsistas na Makerere University, em Uganda — são cofundadoras da iniciativa Magenta Girls. Essa ONG internacional fornece ferramentas e suporte a meninas e jovens mulheres ugandenses para que superem as normas sociais impostas à comunidade feminina, a pobreza geracional, a violência baseada em gênero e, também, traumas diversos, como o provocado pelo tráfico humano.
Ndzi Divine Njamsi, outro bolsista que estudou na Makerere, está compartilhando com seus próprios alunos, em Camarões, o que aprendeu sobre paz positiva. Ele se interessou pelo programa do Rotary de ativador de paz positiva após presenciar o extremismo, o discurso de ódio online e a violência em seu país. Desde que concluiu os estudos, Ndzi levou seu aprendizado para a faculdade de administração Yaoundé International Business e a outras organizações do país centro-africano.
O mundo precisa de mais pessoas como essas que se formam em Makerere e nos outros Centros Rotary. Todos nós podemos promover a paz incentivando trabalhadores locais dessa área a aprenderem mais sobre o Rotary e se candidatarem à bolsa. Os associados do Rotary também podem orientar os candidatos ou trabalhar com bolsistas que já se formaram, os quais, provavelmente, têm uma iniciativa que se beneficiaria da sua ajuda.
Vale lembrar que os Centros Rotary na América do Norte, Europa, África, Austrália e Ásia precisam de suporte financeiro. O programa na BAU foi possível graças à generosa doação de US$ 15,5 milhões da Otto and Fran Walter Foundation à Fundação Rotária.
O novo centro oferecerá um programa de aperfeiçoamento profissional, com duração de um ano, na área de paz e desenvolvimento para bolsistas dedicados à construção da paz no Oriente Médio e Norte da África.
Devemos perseverar para o advento da paz, ela é o solo fértil onde a esperança cria raízes. Como em qualquer jornada, damos um passo de cada vez. Vamos dar esses passos juntos.