Projeto Praça Viva

General Câmara não se diferencia dos demais municípios do nosso Estado e, seus cidadãos, apesar de fazerem parte de uma seleta comunidade, onde a ordem, a paz, a tranqüilidade e o respeito, ainda são bastante evidentes, necessitam receber conceitos educacionais sobre preservação e cuidados com o meio ambiente. O homem é o poluidor por excelência porque, dentre todas as criaturas é a única que modifica deliberadamente seu "habitat" através de procedimentos antinaturais, pelos seus hábitos e formas de lazer, de alimentação, de locomoção, de moradia etc., todos através da transformação de elementos naturais de formas cada vez mais diversificadas e sofisticadas, submetendo o ambiente a diversas agressões, visando o seu conforto.

Há onze anos o Rotary Club General Câmara adotou a  Praça Coronel Luiz Mariano Pereira de Andrade, mais conhecida como Praça dos Namorados é um espaço público de lazer, cultura e consciência ambiental com uma área de aproximadamente 1.000 m2  e alí instalou bancos, Chimarotary e frequentemente realiza ações de limpeza e cultivo de arvores e flores.

General Câmara não se diferencia dos demais municípios do nosso Estado e, seus cidadãos, apesar de fazerem parte de uma seleta comunidade, onde a ordem, a paz, a tranqüilidade e o respeito, ainda são bastante evidentes, necessitam receber conceitos educacionais sobre preservação e cuidados com o meio ambiente. O homem é o poluidor por excelência porque, dentre todas as criaturas é a única que modifica deliberadamente seu “habitat” através de procedimentos antinaturais, pelos seus hábitos e formas de lazer, de alimentação, de locomoção, de moradia etc., todos através da transformação de elementos naturais de formas cada vez mais diversificadas e sofisticadas, submetendo o ambiente a diversas agressões, visando o seu conforto.

Na corrida contra o tempo e na tentativa de criar soluções, “O Projeto Praça Viva”, sob a iniciativa do Rotary Club local, envolverá a Prefeitura Municipal de General Câmara, Arsenal de Guerra, Lions Clube e a sociedade civil, no sentido de que trabalhem conjunta e permanentemente na reconstrução, elaboração e gestão de praças, canteiros e logradouros públicos, visando atender o bem-estar da comunidade e, na medida em que preservam o meio ambiente, buscam encontrar novos caminhos que, cada vez mais, acentuem a consciência dos cidadãos sobre a destruição ou danos da natureza e ao meio ambiente.

O Projeto se justifica na medida que a comunidade, ou seus representantes, através de um Clube de serviços como é o caso, toma a decisão de enfrentar um problema dessa envergadura, também está estabelecendo um objetivo final a ser alcançado. Para que esse objetivo se torne mais visível, podem ser fixadas metas quantificáveis, que junto ao estabelecimento de prazos, vão permitir um planejamento de curto, médio e longo alcance, bem como a avaliação periódica do projeto. No caso presente é visível a precariedade da conservação de nossas praças, em que pese o esforço municipal.

Através deste projeto, em que as forças de todo o município estarão unidas, surgirá um novo estímulo, onde cada cidadão estará enxergando no patrimônio municipal o seu próprio domínio e usufruto de seus direitos.

Justifica-se a realização do projeto pelo benefício que produzirá a toda a comunidade.   

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Reconstruir as praças e canteiros, tornando a cidade mais bela e agradável, somando esta iniciativa do Rotary Club, as do Poder Executivo, Arsenal de Guerra, Lions Clube, moradores e comércio em geral.

 

Objetivos Específicos

  • No primeiro momento o Rotay Club tomará a si a responsabilidade de restaurar a Praça Luiz Mariano, recuperando o coreto e preservando arvores, de acordo com projeto específico aprovado pelo órgão municipal
  • Ainda na Praça Luiz Mariano, serão recuperados os bancos com o auxílio do comércio local e entidades, que terão neles suas marcas divulgadas
  • Na mesma praça será criado o “chimarrotary”, destinado a congregar a comunidade conforme seu hábito mais conhecido, o chimarrão.
  • Após a conclusão da Praça Luiz Mariano e de conformidade com o Poder Executivo Municipal, serão recuperados os bancos de outras praças e canteiros, sempre ouvindo clubes ou entidades que os tenham adotados anteriormente.

 

METAS

  • Recuperar 12 bancos e pintá-los anexando o logotipo do Rotary Club e a marca do patrocinador, que terá o tempo de dois anos
  • Construir o “Chimarrotary”, que será o símbolo do Rotary Club em forma de bancos
  • Reunir a comunidade adjacente em programas culturais e de lazer   
  • Manter a praça em condições de uso pela comunidade mantendo o espaço limpo, iluminado e o corte regular da grama.

 

ASPECTOS OPERACIONAIS

 

Para consecução dos objetivos iniciais fica previsto:

  • Poda das árvores nativas e eliminação de árvores exóticas da Pç Luiz Mariano;
  • Reconstrução dos canteiros e plantio de flores
  • Recuperação dos bancos e do coreto, envolvendo pintura de ambos;

Para o prosseguimento do projeto

  • Integração dos órgãos públicos municipais, a fim de que venham a se adequar às bases do projeto;
  • Estabelecer convênios com demais entidades, clubes e população em geral (segurança, associações comerciais, sindicatos, clubes de mães, etc), a fim de divulgar as intenções de preservação e embelezamento através de palestras e ações culturais, fortalecendo a estrutura do projeto como um todo.

 

MONITORAMENTO

Será realizado pela diretoria do RC General Câmara e por comissão especial designada para tal fim, quando o projeto se estender a sua segunda fase.